Nunca serei o Professor Preferido

Na nossa profissão e na vida temos escolhas. Fazer o que é certo para a sociedade ou fazer o que é certo apenas para o seu interesse particular.

Muitos tratam o aluno em sala de aula como um cliente ao qual devemos atender a sua demanda. Aí é que está o erro! O aluno não é cliente, ele é usuário de um processo.

O cliente de todo professor é a sociedade e a sua responsabilidade perante a mesma é formar pessoas de pensamento livre e que tenham a capacidade de raciocinar, opinar e agir de acordo com as suas convicções intatas.

Desde que o mundo é mundo, o professor é tratado como uma referência de verdade absoluta e isso é sumamente perigoso, pois ele é responsável por criar um ambiente, gerar hábitos e conduzir uma conduta.

Aquele professor bonzinho que sempre dá nota, dispensa mais cedo, considera trabalhos mesmo sendo impressos em papel higiênico usado, é amigo dos alunos em redes sociais e acredita que isso é educar, ele está criando apenas parasitas sociais em que as palavras: esforço e mérito não estão associadas diretamente à palavra recompensa.

Assim como aquele professor que adora domesticar os seus discípulos com ideologias de “argumentos insuperáveis” tornando-os seres que não acrescentam mas serem que copiam ideias ralas sem a profundidade do auto-questionamento.

Não sou o professor preferido mesmo, e na boa, nunca quero ser! Tento ensinar de modo a que os alunos pensem e não apenas repitam. Elaboro avaliações em que o aluno é obrigado a pensar, não dispenso mais cedo, não permito a corrupção da cola e principalmente tento dar valor ao meu trabalho como educador e não apenas cumprir uma agenda contratual da instituição de ensino.

Não imponho que os meus alunos sigam o que eu digo, quero que eles façam como eu faço e aprendam a fazer melhor ainda. E isso dá muito trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s